Renault Clio completa 25 anos – A História



Conheça a história, os modelos e muito mais desse

O Clio foi lançado oficialmente em Lisboa em 1990. Na época gigantes ovos vermelhos tomaram a cidade. Com o passar do tempo, ele foi entrando nas casas, conquistando as famílias e hoje se orgulha de uma história muito rica em diversos países.



Mas a comemoração dos 25 Anos do Clio não passa apenas pelas emoções fortes. A Renault Portugal tem como objetivo realizar a maior concentração do modelo Clio alguma vez realizada no país. Uma concentração que pretende juntar as diferentes versões das quatro gerações. Desde as económicas versões de passageiros, às Société (2 lugares), às Break, aos mais exclusivos Clio Williams, Clio V6, Clio 16V, Clio R.S., etc..

Para além destas, há muitas outras animações: cursos de condução preventiva, simuladores, insufláveis, ateliers diversos, sorteios de fins-de-semana ao volante do Clio R.S. 220 EDC Trophy e até um inédito espetáculo de stand up comedy com o Nilton. As comemorações dos 25 Anos do Clio têm início às 14h00 e terminam às 18h00 do dia 21 de Novembro.

Renault Clio é um automóvel supermini francês fabricado pela montadora Renault. A versão latina é fabricada na Argentina em Santa Isabel, Córdoba e no Brasil em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba-PR. Na Europa, foi lançado em 1990 e atualmente está em sua quarta geração.

Já em 1991 chegava um motor de 1.171 cm³ e 60 cv, ainda com carburador, de geração mais moderna. Dois anos depois, enquanto o de 1.390 cm³ ganhava injeção, caindo para 73 cv, apareciam os Clios mais picantes. O RSi trazia motor de 1.764 cm³, injeção multiponto, 110 cv e torque de 15,8 m.kgf. Além de andar muito bem — de 0 a 100 km/h em nove segundos, máxima de 190 km/h —, era atraente com as rodas de alumínio de 14 pol, volante e bancos esportivos e vinha com freios a disco nas quatro rodas. Começava ali uma linhagem que se tornaria famosa.



Nova geração: Oito anos depois do primeiro modelo, aparecia no Salão de Genebra de 1998 a segunda geração do Clio. Inspirada nos conceitos Argus e Ludo, a Renault aplicou linhas curvas a todas as partes do desenho, da extremidade do capô ao vidro traseiro, cuja parte superior chegava a distorcer a imagem no retrovisor interno. Continuava um carrinho simpático, mas agora integrado às tendências de estilo de seu tempo. O comprimento crescia para 3,77 metros e a distância entre eixos chegava a 2,48 m. A renovada concorrência incluía Fiat Punto, Citroën Saxo, as novas gerações do Corsa e do Polo e, poucos meses depois, o Peugeot 206.



A Terceira geração chegou para uma atualização de mercado. O carro ganhou novas linhas externas e internas e manteve a colocação no mercado



Já a geração 4 do Clio chegou para surpreender. Trata-se de um hatch de cinco portas com desenho agressivo e esportivo, e que será vendido na Argentina a partir de 2014, trazendo como novidades, além da estética, um motor mais eficiente, que é mais econômico e que emite menos poluentes. 





Além disso, o carro conta com sistema Stop/Start (que desliga o motor quando o carro está parado, acionando-o automaticamente quando o motorista tira o pé do freio).

Em termos de transmissão, o Clio IV adota uma transmissão automática de dupla embreagem com opção de trocas sequenciais, que pode ser configurado em modos de operação "ECO", para maior economia, ou "Sport", para melhor desempenho.

O Clio IV recebeu a mais alta classificação de segurança do EuroNCAP, graças aos múltiplos airbagas, tecnologia de deformação programada carroçaria, tecnologia Fix4Sure que protege todos os ocupantes do risco de danos ao abdômen.

O Clio IV foi um dos primeiros a apresentar o novo sistema multimídia Renault R-Link, que é tablet inteligente com sistema de navegação, câmera de estacionamento, reprodução e streaming de fotos e vídeos via Bluetooth e conectividade com a internet entre muitas outras funções.






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